terça-feira, 12 de novembro de 2013

Pessoas com deficiência terão gratuidade em aviões

Pessoas com deficiência terão gratuidade em voos da Gol

 

Uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), proferida pelo ministro Joaquim Barbosa obriga a empresa aérea Gol a transportar de graça até dois passageiros portadores de deficiência em voos domésticos. A decisão foi anunciada em agosto e beneficia os deficientes que comprovem não ter condições de pagar pelos bilhetes aéreos e que possuam o passe livre interestadual.

No momento, apenas a Gol oferece este benefício. Para ter acesso à gratuidade, o passageiro deverá procurar a empresa 15 dias antes do voo para verificar disponibilidade de vagas pelo telefone 0300-115-2121.
Segundo o presidente da Federação de Entidades de Pessoas com Deficiência de Alagoas (FEDEFAL) , João Ferreira Lima, essa é mais uma grande conquista do movimento da pessoa com deficiência no Brasil. “Ressalto a decisão do Supremo Tribunal Federal  e entendo que assegurar o direito de gratuidade em passagens aéreas à pessoa com deficiência é uma forma de garantir livre direito de locomoção das pessoas com deficiência”, observa.
Segundo a federação, o aceso ao passe livre interestadual é destinado às pessoas com deficiência comprovadamente carente com renda familiar per capta igual ou inferior a um salário mínimo. Para ter acesso ao passe livre interestadual o portador de deficiência deverá entrar no site do Ministério dos Transportes  http://www.transportes.gov.br e fazer o download dos formulários necessários.

informação:http://www.deficientefisico.com/

3 comentários:

  1. parabéns ao ministro Joaquim Barbosa, se fazer defensor do direitos humano, em defender e fazer cumprir o direito do deficientes!

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber como fasso para consegui o passa livre tam bem ,por que ja mandei
    o comprovante do inss que sou defeciente , mas cid -10 eles nega que nao confere em brasilia la no ministerio do transporte

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS JOAQUIM BARBOSA E A EMPRESA GOL POR ABRAÇAR ESTA CAUSA, E CHEGAR A CONQUISTA.

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita e pelo comentário !